Guarapari vai ganhar mais árvores

Publicado em GABINETE

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está lançando o Projeto Plante+Verde, que pretende doar mudas de espécies arbóreas próprias para o plantio em calçadas em meio urbano, dando início a um dos projetos que envolvem o Programa de Arborização Urbana de Guarapari.

O projeto envolve a substituição das árvores que, por ventura, tenham sido retiradas ou destruídas, além de incentivar o plantio em novos locais, com a utilização de mudas adequadas para a arborização urbana. Segundo a Secretária Jéssica Martins, “o objetivo do Plante+Verde é estimular a população ao plantio, além de promover ações de conscientização sobre a importância dos cuidados e da manutenção de cada muda implantada, destacando as funções importantes que as árvores desempenham para a cidade, em aspectos ecológicos, estéticos e sociais”. Outro ponto a ser tratado é o esclarecimento sobre as espécies exóticas, como castanheiras ou figueiras, que danificam o solo e acabam causando transtornos para a nossa cidade. Estas espécies devem ser retiradas e substituídas por espécies nativas e adequadas para o meio urbano. A arborização de canteiros em passeios e calçadas, através do Plante+Verde, será incentivada e monitorada pela SEMA, e, os interessados em participar do projeto serão cadastrados previamente e assinarão um Termo de Zelo por Árvore Adotada.

Para participar é necessário que o adotante preencha a Ficha de Cadastro com todos os seus dados, no formulário ao final desta matéria. Após cadastrado, juntamente com a mudinha doada, o adotante receberá uma cartilha explicativa de plantio, que irá auxiliá-lo no plantio de sua muda.

Participe você também e nos ajude a melhorar a arborização da nossa cidade!

Para mais informações sobre o Plante+Verde, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente no telefone: 27 3362-9423.

Prefeitura de Guarapari. Juntos Vamos Evoluir.

PROJETO PLANTE + VERDE