PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI - ES - Link para página inicial

Mesmo diante da pandemia Prefeitura de Guarapari possui alto índice de cobertura de medicamentos da Remume

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgou nessa quinta-feira (25) o índice de cobertura de medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) e mesmo diante da situação de pandemia da Covid-19, em que Estados e Municípios enfrentam dificuldades para conseguir comprar medicamentos e materiais hospitalares, Guarapari possui 87,15% de cobertura, ou seja, de 179 medicamentos da lista, o município possui 156 para atender a demanda da população. 

Dos 13% restantes, ou seja, 23 medicamentos, grande parte já foi adquirido pelo município, aguardando apenas entrega dos fornecedores, que estão solicitando prazos maiores devido a grande demanda. Entre esses medicamentos com previsão de entrega até o próximo mês estão: Azitromicina, Dipirona, Losartana e Paracetamol. Essas compras são realizadas através de Licitação Municipal, mas diante diante da situação pandêmica, grande parte tem sido adquirida através de Ata de Registro de Preço do Governo do Estado (SERP), para que o processo de compra e abastecimento ocorra de forma mais rápida.

”Estamos em constante diálogo com os fornecedores, solicitando que eles consigam antecipar essas entregar. Alguns, inclusive, já realizaram a entrega, como os medicamentos Hidralazina, Dexametasona, Sertralina e Dipirona Injetável. Mas, reconhecemos a dificuldade e sabemos que isso é uma realidade do país como um todo”, disse Marcos Oliveira, Farmacêutico do Município. 

Vale ressaltar que alguns medicamentos estão com falta de matéria prima no mercado, entre eles: Omeprazol, Complexo B e Heparina. Outro ponto importante, sobre medicamentos e produtos hospitalares é a questão do alto preço devido a grande demanda, o que dificulta a aquisição dos produtos. Um exemplo disso é a luva de látex para procedimento, antes ela era encontrada no mercado por 16 reias a caixa, atualmente ela vem sendo encontrada em uma média de 95 reais. 

”Mesmo com a dificuldade de encontrar alguns medicamentos e produtos hospitalares no mercado, o município de Guarapari é um dos poucos do Brasil que vem conseguindo manter um nível de cobertura maior que 85% da Remume. Nem diante do alto valor, não temos deixado de adquirir material hospitalar para atender a demanda dos profissionais e nem medicamentos para atender nas unidades, UPA e farmácias municipais”, ressaltou Marcos.

Data de Publicação: quarta-feira, 31 de março de 2021

  ACOMPANHE A PREFEITURA
Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 8h30 às 17h30
Telefone(s):
(27) 3361-8200