Orçamento Participativo 2020/2021: Confira como foi a participação popular e os eixos mais votados

Aproximadamente 600 pessoas participaram do Orçamento Participativo 2020/2021 de Guarapari, sendo o maior recorde registrado para propostas online.

Neste ano, adaptada à nova realidade devido a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Guarapari, abriu no dia 10 de julho, o cadastramento das propostas através de meio digital, via site da Prefeitura de Guarapari. Apenas no interior do município, foram instaladas urnas nas unidades de saúde, com o objetivo de atender as pessoas que não possuem acesso à internet.

“O orçamento participativo é a ferramenta democrática importante que permite aos cidadãos apresentar propostas para os investimentos de nossa cidade. Neste ano, devido a pandemia, adaptamos o orçamento participativo para garantir a realização respeitando as medidas sanitárias de prevenção ao covid-19.  Desta maneira, garantirmos a participação da população”, comentou Letícia Regina, Secretária Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura.

“O orçamento participativo é um mecanismo democrático muito importante que permite aos cidadãos influenciar nos investimentos de nossa cidade. Neste ano, devido a pandemia, tivemos que adaptar o orçamento participativo para a realidade vivenciada, de uma forma mais digital, garantindo a participação popular na segurança de suas casas, trabalho ou comunidade”, comentou Letícia Regina, Secretária Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura.

A maior participação este ano foi do público feminino, com 314 propostas. O público masculino cadastrou 275 pospostas. Os bairros Samambaia, Village da Praia, e Lameirão registram o maior número de propostas com 82, 45 e 38 respectivamente.

Dentre os eixos de investimento definidos pelos guaraparienses, as três mais indicadas foram:

1º - Pavimentação e Drenagem, 40% das propostas;

2º - Saúde, 15% das propostas;

3º - Saneamento, 10% das propostas.

O Orçamento Participativo é o meio democrático pelo qual os cidadãos podem escolher quais os investimentos serão executados pela Prefeitura de Guarapari no próximo ano.

RESULTADO FINAL OP 2020-2021

Data de Publicação: sexta-feira, 31 de julho de 2020