Prefeitura de Guarapari cria Comitê de ações para o fortalecimento do turismo, pós pandemia

A pandemia mundial de coronavírus vem afetando diversos setores da economia em todos os países, sendo o mercado de turismo, um dos mais afetados.

O turismo é um dos segmentos mais importantes para a cidade de Guarapari, sendo este, um dos principais pilares da economia. Tal segmento tem apresentado grande preocupação diante do cenário.

Em meio a este cenário, a Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura – Setec, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo - Comtur, instituiu o Comitê Interinstitucional de elaboração e acompanhamento das ações para o plano estratégico de recuperação as atividades turísticas do Município pos-pandemia - COVID 19.

Através do comitê a gestão pública municipal visa discutir, avaliar e traçar ações emergenciais para retomada do turismo de nossa cidade, sendo composto por representantes de instituições que movimentam a economia local por meio do turismo.

Na última segunda-feira (04), aconteceu a primeira reunião para traçar os planos de restruturação do setor no município.

Na reunião, foi discutido o cadastramento dos imóveis de temporada para o enfrentamento sanitário. Também foi proposto a criação do Selo de Cadastro de Empreendimentos de Atividade Turística "Clean and Safe", identificando os empreendimentos turísticos para definição de protocolos sanitários em prevenção ao COVID-19.

Durante a pauta, também foi abordada a promoção de Guarapari como destino turístico, demonstrando a implementação de protocolos de segurança.

Visualizou-se a oportunidade da ativação e fortalecimento da imagem de Guarapari como o destino “Cidade Saúde”, enaltecendo seus atrativos.

Através do trade turístico, será feita uma análise e promoção para venda dos produtos turísticos promocionais, já para o segundo semestre do ano.

Junto à CDL de Guarapari, será criada uma campanha de liquidação para fomentar o comércio local, aumentando o capital de giro na cidade.

O trade turístico também irá trabalhar na publicidade de todas as ações do plano, junto a holdings de shows, com imprensa local no raio de 400km.

Novas reuniões serão realizadas periodicamente e a próxima já tem agenda confirmada para o próximo dia 18, onde serão tratadas o início das ações discutidas no primeiro encontro.

Participam do Comitê representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura – SETEC, da Secretaria Municipal de Comunicação Social – SEMCOS, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapari – CDL, do Sindicato da Iindústria e da Construção Civil de Guarapari – SINDICIG, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo – SERTES e do Sindicato dos Guias de Turismo do Espírito Santo – SINDEGTUR.

Data de Publicação: quarta-feira, 06 de maio de 2020