Equipe de salvamento marítimo divulga balanço quinzenal e alerta banhistas sobre cuidados na praia

A equipe de guarda-vidas de Guarapari divulgou o balanço total da primeira quinzena de mês. Durante os 15 primeiros dias de dezembro, foram feitos 55 resgates, dois atendimentos pré-hospitalares, 148 orientações aos banhistas em área de risco e quatro localizações de crianças que haviam se perdido dos pais.

Leonardo Santos, gerente de salvamento marítimo, afirma que o município possui guarda-vidas suficiente para atender a demanda do verão, mas a preocupação principal é que muitos banhistas não respeitam as sinalizações e se arriscam em áreas perigosas para banho. “Nossa equipe é capacitada e está preparada para atender a demanda, mas a nossa maior preocupação é que as pessoas não respeitam placas e se arriscam em locais perigosos. Nós fazemos o trabalho de orientação aos banhistas, mas nem sempre somos atendidos por eles”, disse Leonardo.

Segundo Leonardo outra situação preocupante é a questão das crianças perdidas. “Há casos em que uma mesma criança se perde dos pais duas ou três vezes no mesmo dia, isso demonstra falta de atenção por parte dos responsáveis”, afirmou ele.

Projeto Praia Segura

Através do projeto Praia Segura, realizado pela Secretaria Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac) e a Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec), nesse verão, o grupo de Salvamento Marítimo continuará a exercer importante papel na busca e localização de crianças perdidas, especialmente na Praia do Morro, que possui expressiva extensão.

O trabalho já é desenvolvido por eles há alguns anos, mas neste verão, passa a ganhar mais divulgação, a fim de trazer mais segurança à população que vai desfrutar das praias, de forma segura.

O objetivo do projeto é orientar os banhistas do que fazer quando encontrar uma criança perdida na praia. O primeiro passo é levá-la até um dos postos do salvamento marítimo, que são seis ao longo da orla. Os profissionais estão preparados para tomar as providências necessárias.

Os postos de salvamento marítimo ao longo da Praia do Morro são:

·         Posto 01: próximo ao quiosque nº. 02;

·         Posto 02: Próximo ao estabelecimento Hamburgão;

·         Posto 03: Próximo ao Shopping Praia do Morro;

·         Posto 04: Próximo a Feira da Onda;

·         Posto 05: Localizado no CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão;

·         Posto 06: Próximo à escultura do Marlin Azul.

Orientações aos banhistas

Evite locais e áreas sem supervisão dos guarda-vidas;

Converse com os profissionais de salvamento para saber mais sobre a maré, a profundidade, a presença de pedras, buracos e correntezas;

Água somente até a altura da cintura e não avance por mais de 50 metros no mar e nem com  ela na altura do peito;

Evite áreas de difícil acesso como superfícies rochosas, pois podem estar escorregadias e provocar  quedas;

Dê preferência a alimentos leves como frutas, biscoitos, picolés e líquidos;

Evite nadar ou mergulhar após a ingestão de lanches, refeições ou bebidas alcoólicas;

Evite brincadeiras como os conhecidos "caldos" ou simulação de afogamento;

Fique de olho nas crianças, indique onde elas devem tomar banho e não se afaste mais do que um braço de distância delas quando estiverem no mar;

Os cuidados com as crianças devem ser redobrados, por isso oriente previamente as crianças a procurarem os salva-vidas, caso se percam;

Caso encontre uma criança perdida, procure um salva-vidas, posto de salvamento marítimo ou o um policial militar;

Ao presenciar uma situação de perigo com outro banhista, chame alguém capacitado que estiver por perto, como o salva-vidas ou ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

Data de Publicação: terça-feira, 17 de dezembro de 2019