O que é o Sarampo e seu esquema vacinal

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Esquema Vacinal
Idade Dose
Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).
Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice Adolescentes e adultos até 49 anos.
Pessoas de 10 a 29 anos: duas doses da vacina tríplice.
Pessoas de 30 a 49 anos: uma dose da vacina tríplice viral;
Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

Não devem receber a vacina:

1 - Casos suspeitos de sarampo;

2 - Gestantes - devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês, antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar;

3 - Menores de 6 meses de idade;

4 - Não devem receber a vacina;

5 - Imunocomprometidos.

Considerando o cenário epidemiológico do sarampo, o surto da doença em alguns estados brasileiros e o risco de reintrodução da doença no Estado do Espírito Santo, consequentemente, no município de Guarapari, devido ao aumento do fluxo de turistas no período de alta temporada.

Viemos através deste, alertar a população de Guarapari, sobre a importância de manter o cartão de vacinação atualizado, se tiver alguma dúvida, procure a Unidade Saúde mais próxima de sua residência, para esclarecimentos e dúvidas que surgirem.

Data de Publicação: sexta-feira, 27 de dezembro de 2019