Prefeitura divulga resultado do Orçamento Participativo 2023/2024

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec), realizou entre os dias 15 de março e 05 de abril,  o Orçamento Participativo (OP) 2023/2024. A ação foi realizada de forma online, com exceção do interior do município, onde foram instaladas urnas nas unidades de saúde, para atender as pessoas que não possuem acesso à internet.
De acordo com a secretária de turismo, empreendedorismo e cultura, Helione Bacovis, aproximadamente 248 pessoas apresentaram propostas de melhorias para a cidade. "Vale ressaltar,  que entre as localidades do município, as maiores participações foram dos moradores de Ilha do Sol com 32,7%, Pau D’Óleo, zona rural, com 19,8%, e Enseada Azul com 11,7%. A participação dos demais bairros ficou entre 6% a 1% do quantitativo total", esclareceu.
Dos eixos disponíveis para opinião pública, os três que mais tiveram propostas apresentadas foram:
1º - Pavimentação e Drenagem, 54,9% das propostas;
2º - Infraestrutura, 10,6% das propostas;
3º - Cultura, Empreendedorismo e Turismo junto com Esporte e Lazer dividem a 3° colocação com, 6,9% das propostas cada.
Ainda de acordo com a  secretária Helione Bacovis, a intenção foi conhecer a opinião dos moradores da cidade  sobre propostas dos mesmos para possíveis investimentos em 2024, tendo como premissa o cumprimento das Leis Orçamentárias, em especial a Lei de Diretrizes Orçamentárias –LDO.
O Orçamento Participativo é o meio democrático pelo qual os cidadãos podem escolher quais os investimentos serão executados pela Prefeitura de Guarapari no próximo ano. O objetivo é dar voz e protagonismo aos cidadãos, e ainda, demonstrar o compromisso da gestão com a transparência e boa aplicação dos recursos públicos.
Confira as informações completas do Orçamento Participativo 2023/2024, disponiblizadas pela Setec, no link abaixo.

RESULTADO DA CONSULTA

Data de Publicação: sexta-feira, 14 de abril de 2023