Prefeitura realiza ação de conscientização no Mercado de Peixe

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de meio Ambiente e Agricultura (Semag), realizou nesta quarta-feira (25), no Mercado de Peixe Municipal, uma ação de conscientização sobre o segundo período de defeso do Caranguejo-Uçá, que teve início no último dia 22, e  vai até o dia 27 de janeiro.
Durante a ação, foram entregues panfletos informativos aos trabalhadores do local, além de moradores e turistas, no intuito de reforçar que neste período está proibida a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização desta espécie, além de informar o calendário estabelecido pela Portaria SEAMA N.º 021-R de 17 de novembro de 2022, a qual estabelece os cinco períodos de defeso, e que se encerra no mês de março de 2023.

"A andada, é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos, e que a importância do período de defeso é de garantir a conservação dessa espécie e que ela possa se reproduzir em um bom volume, de modo que as atividades, como caça e outras de caráter comercial, não ocasionem a sua extinção”, reforçou o coordenador de educação ambiental do município, Luiz Felipe.
Qualquer informação de cata ou comercialização durante o defeso, é necessário entrar em contato nos canais formais de comunicação da Prefeitura e/ou no da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, no telefone (27) 3261-7708. E, nos casos de descumprimento, as sanções legais serão aplicadas.

Data de Publicação: quarta-feira, 25 de janeiro de 2023