Prefeitura de Guarapari realiza formação sobre o sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Guarapari, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), realizou na última semana, uma formação ampliada sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

A Formação teve como público alvo os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), do Serviço de Abordagem Social (Seas), dos educadores sociais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e da comissão do Peti de Guarapari.

O objetivo foi sensibilizar as equipes participantes sobre a necessidade e os compromissos com a prevenção e erradicação do trabalho infantil, a importância da intersetorialidade, a atuação conjunta da rede diante esta violação de direito e a apresentação do fluxo de atendimento municipal à criança e ao adolescente nesta situação.

Outro ponto importe foi a apresentação dos motivos, inclusive econômicos e culturais, que dificultam sua erradicação e as informações sobre como identificar e atuar no combate a essa prática ilegal, bem como sobre o abuso e exploração sexual, configuradas como uma das piores formas de trabalho infantil atualmente.

As palestras foram ministradas pela técnica de referência do Programa da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Mirtes Basílio, pela Inspetora da Polícia Rodoviária Federal - PRF, Márcia Tirre Cortines Barreto; pela Assistente Social e Técnica Estadual da Proteção Social Básica , Debora Portes Dias, pela advogada, integrante da  Comissão de Direitos Sociais da OAB/ES, Ruth Knaak; e pelo Gerente da Proteção Social Especial e Coordenador do Creas de Guarapari, Zeembyski Fernandes Kanyski.

Segundo a secretária municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania, Breila Madergan, essas capacitações são sempre positivas. “Essa capacitação faz parte das diversas ações que o município desenvolve, com foco na prevenção e erradicação do trabalho infantil”, finalizou Breila.

Data de Publicação: quarta-feira, 01 de dezembro de 2021