Procon Municipal alerta para golpes através do Pix

Oferecendo muitas vantagens, o Pix foi lançado em 2020 e veio para facilitar as transações financeiras. No entanto, junto com essa facilidade, vieram também os golpes que estão cada vez mais popularizados. Pensando nisso, a Prefeitura de Guarapari, através do Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Geral de Guarapari preparou algumas dicas para os consumidores.

Um dos principais golpes consiste em receber uma ligação ou uma mensagem no whatsapp de uma pessoa alegando ter enviado para você um Pix por engano. A pessoa então solicita a devolução do valor supostamente transferido, dizendo que precisa do valor com urgência, mas na verdade a transação não foi efetuada, pois os criminosos simularam um agendamento em data futura.

Muitas pessoas por conhecerem pouco de tecnologia ou mesmo por estarem desatentas, acabam caindo neste golpe. E a recuperação do dinheiro é muito difícil.

Caso isso ocorra, e a pessoa que ligar ou enviar mensagens estiver usando o nome de algum conhecido, faça contato e tente descobrir se é essa pessoa mesmo com quem você está falando.

O Pix é considerado pelo Banco Central como um método seguro, mas criminosos cada vez mais se especializam nas novidades para aplicar golpes. É preciso redobrar a atenção.

Por se tratar de um crime, caso o consumidor seja vítima desse tipo de golpe, deve procurar uma delegacia para registrar a ocorrência. É importante reunir todas as informações sobre o golpista, seja o ‘print’ do comprovante do Pix agendado ou o número do telefone pelo qual ele entrou em contato.

Data de Publicação: terça-feira, 27 de julho de 2021