3. Skip to Footer>

Tromba d’água e deslizamento de encostas destroem residências na zona rural

PDFImprimirE-mail

A Defesa Civil de Guarapari juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Expansão Rural (SEMAPER), atuaram durante a madrugada do dia 14 de maio de 2012, auxiliando as famílias e as vítimas dos estragos causados pelas fortes chuvas que caíram na região sul da zona rural de Guarapari, em Reta Grande e em São João de Jaboti.

Na manhã de terça-feira, 15 de maio, um relatório apresentou a seguinte situação:

Em Reta Grande algumas ruas que ficaram alagadas com o temporal, já tiveram redução no nível das águas, que só escoarão totalmente com o cessar das chuvas. Parte da residência do agricultor Manoel Eliodório de Jesus foi destruída, perdendo ainda toda mobília e animais de criação (suínos e aves).

Em São João de Jabuti a situação é mais grave.
Um deslizamento de trecho da encosta deixou um grande rastro de destruição, arrastando residências na madrugada de 14 de maio por uma “tromba d’água” que caiu na localidade. Em poucos minutos a enxurrada tomou proporções calamitosas, no momento em que o deslizamento de uma encosta que arrastou pedras, troncos e lama, foi de encontro a quatro residências, arrastando-as com parte dos moradores que não tiveram tempo de sair. As vítimas pertenciam quase todas ao mesmo grupo familiar, Silva da Penha.

O Senhor Marcelino Silva da Penha de 82 anos e o neto de 13 anos foram resgatados por familiares e moradores a aproximadamente 500 metros do local onde ficavam suas casas. As vítimas foram encaminhadas pelo SAMU até a Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Guarapari.
Cerca de doze pessoas estão desalojadas e abrigadas provisoriamente em casas de parentes. A Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e Cidadania SETAC, encaminhou assistentes sociais à comunidade (15) para as medidas cabíveis de acompanhamento às vítimas.
Não houve rompimento de barragem e sim deslizamento de encosta. Nenhuma vítima fatal até o momento. Algumas pessoas de São João de Jaboti também foram atendidas na UPA em Guarapari com escoriações e ferimentos leves.

Obs:
O Sr. Marcelino encontra-se internado no Hospital Antônio Bezerra de Faria. Sua neta de 15 anos e o neto de 13 anos estão no Hospital Infantil.  João Batista da Penha, de 44 anos e Magno Perim da Penha de 23 anos também foram transferidos para o Hospital Antônio Bezerra de Faria com fraturas.

Doações de utensílios domésticos ou móveis devem ser entregues na Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e Cidadania SETAC. Funcionamento de 8h às 18h.

Endereço: Rua Santo Antonio, nº 141 Bairro Muquiçaba - Guarapari
Telefone: (27)3261-1377 - 3261-5787