3. Skip to Footer>

Fortalecimento e formação dos Conselhos Escolares

PDFImprimirE-mail

Com o intuito de colaborar com os sistemas de ensino, visando fomentar a implantação e o fortalecimento de Conselhos Escolares nas escolas públicas municipais, a Secretaria da Educação (SEMED) promoverá capacitação a todos os Conselheiros Escolares das Escolas Públicas do Município a partir do mês de agosto de 2013 com o tema: “O Papel dos Conselhos Escolares”.

A participação na gestão da educação escolar é um processo que demanda reflexão e estudo, e constitui um processo de formação cotidiana e continuada. Há necessidade de momentos de reuniões de caráter formativo, especificamente voltadas à formação dos agentes da escola e da comunidade local. As orientações metodológicas oferecem, portanto, subsídios e sugestões visando contribuir para que Conselheiros Escolares possam planejar, organizar, realizar e avaliar suas atuação no âmbito escolar.

Objetivos:

• Orientar pessoas para atuar de forma ativa nos conselhos escolares, com base teórica para compreender a funcionalidade da escola, suas especificidades e articular junto a comunidade local ações que favoreçam o desenvolvimento da escola;
  • Capacitar pessoas para atuar junto com o gestor na administração, execução e prestação de contas dos recursos financeiros recebidos pela Escola.

Tópicos:

• O que é o conselho escolar;
  • Como participar;
  • Qual a finalidade;
  • Áreas de atuação;
  • Responsabilidades: Parte pedagógica e Prestação de Contas da Escola;
  • Os Recursos Federais: como aplicar e prestar contas de cada um;
  • Abertura a perguntas e dúvidas.

Publico Alvo: Membros do Conselho de Escola, Comunidade local interessada, professores e funcionários das UEx.

Formadoras: Alessandra Dias, Letícia Arpini e Penha Rossato.

Duração da Formação: 3h

Local: Escolas Públicas Municipais