Notice: Undefined property: stdClass::$numOfComments in /var/www/vhosts/guarapari.es.gov.br/httpdocs/portal/components/com_k2/views/item/view.html.php on line 264

Alunos de 20 escolas municipais apresentam trabalhos de arte e tecnologia durante Mostra em Guarapari Destaque

Escrito por  SEMED
Publicado em SEMED
(1 Voto)
01 Dez

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira (30), no Guará Centro de Eventos a Mostra de Arte e Tecnologia de Guarapari, com o tema “Fazendo Tecnologia, Inventando Arte”. Ao todo mais de 500 pessoas compareceram no evento e prestigiaram os alunos.

O objetivo desta Mostra é valorizar a experimentação, a inovação, a sensibilidade artística e a interdisciplinaridade, criando situações de ensino aprendizagem ilimitadas.

Alunos, professores, orientadores e monitores de tecnologia educacionais de vinte escolas municipais apresentaram seus projetos de arte e tecnologia. Entre os trabalhos apresentados, um carrinho de controle remoto, que antes era movido a pilha, passou a ser carregado através do cabo USB chamou a atenção do público. O projeto foi elaborado pelo aluno do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria Ramalhete Corrêa”, Edson Santos Junior. “Eu era um aluno sem muito interesse nos estudos, mas depois que começamos a trabalhar nos projetos de tecnologia para essa Mostra, passei a me interessar bastante e hoje estou indo muito bem nos estudos. Esse carrinho é só uma de minhas criações, já fiz uma caixa de som e um helicóptero com materiais recicláveis e tudo sem copiar nada da internet e sem utilização de pilha, o que contribui para o meio ambiente”.

Os alunos, Isadora Arantes, Janine Melo, ambas do 9º ano, e Arthur Oliveira, do 8º ano, da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Adalgiza Fernandes Marvilla", criaram um monitor oculto e óculos de realidade virtual. “Foram aproximadamente duas semanas de pesquisa e trabalho junto ao nosso professor de informática para concluir nosso projeto. Nós utilizamos papelão, um celular e uma lente de realidade virtual”, afirmou Arthur Oliveira.

Na mostra, os visitantes tiveram outros atrativos com os trabalhos de arte em barbante, argila, jogos virtuais, experimentos com peças de reciclagem, entre outros.

A exposição foi toda produzida através de uma parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e a Gerência de Planejamentos e Projetos Educacionais (GPPE), ambos pertencentes a Semed. “Ver os alunos envolvidos em atividades de aprendizagem ativa, empenhados em projetos multidisciplinares e sensíveis às manifestações artísticas é o que nos faz acreditar numa Educação transformadora, significativa e emancipadora. Essa Mostra nos mostrou o quanto nossos alunos são criativos, participativos e empenhados e como a parceria entre a Escola, Família e Secretaria da Educação pode render bons frutos. Agradecemos a todos aqueles que nas mais diversas funções se empenharam para que este momento rico em trocas de experiências e vivências acontecesse”, finalizou a Coordenadora dos monitores de tecnologia, Naiara Nobre.

Lido 383 vezes Última modificação em Sexta, 01 Dezembro 2017 14:49