Semaper promove visita técnica em agroindústrias de Domingos Martins Destaque

Publicado em SEMAPER
(1 Voto)
Semaper promove visita técnica em agroindústrias de Domingos Martins

A Equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Expansão Rural (Semaper) organizou, na última semana, uma visita a três agroindústrias de laticínios no município de Domingos Martins. No total, 16 Produtores Rurais de Guarapari participaram da atividade.

A agroindustrialização é considerada uma excelente forma de agregar valor aos produtos produzidos nas propriedades rurais e esta iniciativa teve por objetivo colocar nossos produtores em contato com experiências bem sucedidas de fábricas de laticínios ligadas especialmente ao agroturismo para o qual nosso município apresenta grande vocação.

Além do intercâmbio entre as Equipes do Serviço de Inspeção Municipal de Guarapari e da cidade vizinha, a visita técnica foi especialmente importante para que os produtores rurais compartilhassem informações e conhecimentos sobre modelo de instalações e equipamentos, variedade de produtos fabricados nas agroindústrias, detalhes quanto ao mercado consumidor e também sobre a alimentação do gado leiteiro.

Segundo o Produtor Rural Silvio Pereira, da comunidade de Santana, a visita técnica permitiu observar que mesmo sendo estruturas de laticínios simples, elas atendem as normas do Serviço de Inspeção e estão no alcance de qualquer produtor rural de economia familiar.

“O mais importante foi observar famílias vivendo do que produzem e isso atende bem a proposta do agroturismo, que é proporcionar ao turista um clima familiar, onde possa conhecer e comprar os produtos e tenha  naquele lugar uma referência cultural”, afirmou o Produtor Rural, Ludimar Gusmão, que já iniciou a construção de uma agroindústria de laticínios em sua propriedade rural localizada em Rio Calçado.

O Serviço de Inspeção Municipal de Guarapari já está devidamente regulamentado e recebendo propostas de registros de estabelecimentos de produtos de origem animal. Ao todo, encontram-se em fase de análise 09 projetos, sendo que a visita técnica realizada a agroindústrias já em funcionamento no município de Domingos Martins teve como objetivo atender a demanda de vários outros produtores rurais que demonstraram interesse em implantar um estabelecimento deste tipo em suas propriedades.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO! VOCÊ É NOSSO CONVIDADO