Notice: Undefined property: stdClass::$numOfComments in /var/www/vhosts/guarapari.es.gov.br/httpdocs/portal/components/com_k2/views/item/view.html.php on line 264

Procon Municipal orienta consumidores da Black Friday Destaque

Escrito por  PGM
Publicado em PROCURADORIA-PMG
Procon Municipal orienta consumidores da Black Friday

No dia 24 de novembro de 2017 acontece em todo Brasil a Black Friday, um dia marcado por grandes promoções no varejo, em todo o país. Em Guarapari, o comércio adere ao dia de promoções e com isso o Procon Municipal orienta o consumidor na hora de comprar, uma vez que, o mesmo pode ser enganado com falsas vantagens.

Antes de iniciar as compras é preciso pesquisar muito bem os preços dos produtos semanas antes da promoção, pois segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), uma das maiores irregularidades cometidas neste evento é a “maquiagem de preços”, que é quando a empresas às vésperas do evento aumentam os preços dos produtos, ofertando descontos aparentemente maiores, mas que na verdade são falsos. O produto continua com o mesmo preço anterior, ou até mesmo mais caro.

Se for comprar pela internet, procure conhecer5 a reputação da empresa. Uma sugestão é consultar o Reclame Aqui, um site onde o consumidor pode verificar o fornecedor tem boa fama ou se anda desrespeitando os direitos do consumidor. Além disso verifique o valor do frete antes de efetuar a compra.

Em caso de troca, é muito importante que o consumidor verifique a política de troca da loja, pois o fornecedor só está obrigado a trocar os produtos que apresentarem vício. Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial (internet, catálogos, telefone), o consumidor tem o chamado Direto de Arrependimento, podendo devolver o produto em até 7 dias contando da data do recebimento do produto, sem nenhuma justificativa. Lembrando que os custos da devolução são por conta da empresa e não do cliente.

No caso de realização de compras para presentear no Natal, fique atento aos prazos de garantia dos produtos.

Ainda que os produtos estejam em promoção, o direito do consumidor continua o mesmo e lembre-se, peça sempre a nota fiscal.

É importante que o consumidor, para não se arrepender depois, planeje bem suas compras e não compre por impulso, evitando assim o endividamento e o comprometimento do orçamento familiar com gastos desnecessários.