Gestão Municipal inaugura creche no bairro Muquiçaba Destaque

(1 Voto)
08 Ago
Gestão Municipal inaugura creche no bairro Muquiçaba

Mais de 500 pessoas participaram nessa terça-feira (07), da cerimônia de inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI “Therezinha Silva Costa”, localizada no bairro Muquiçaba.

Além da presença do prefeito Edson Magalhães e do vice-prefeito Miguel Agrizzi, estiveram no evento, vereadores; diretores de escolas municipais; a promotora de justiça, Drª. Valéria Moraes; a secretária de Educação, Sônia Meriguete; pais de alunos; sociedade civil organizada; comunidade em geral e os familiares da Srª. Therezinha Silva Costa, homenageada da noite, que faleceu em 2017, mas deixou um legado de muito amor e carinho na educação municipal.

O professor Geovani Costa, filho da professora Therezinha, estava muito emocionado e em seu discurso disse estar muito grato por esse reconhecimento. “Ter o nome da minha mãe nessa escola é ver que realmente o reconhecimento aconteceu. Estou sem condições de continuar, agradeço a todos que estiveram aqui hoje”, disse ele.

No local serão atendidas crianças dos bairros Muquiçaba, Aeroporto, Praia do Morro, Jacunen, Acampamento Adventista, Aldeia da Praia, Jardim Boa Vista, Jardim Santa Rosa, Itapebussu, Vila da Samarco, Sol Nascente e Maxinda.

A nova creche abriu suas portas nesta quarta-feira (08) e já está atendendo crianças de 0 a 4 anos. São 17 turmas com frequência em horário integral e parcial (matutino e vespertino). O novo espaço escolar tem capacidade para atender 380 crianças e esse número será alcançado gradativamente até o próximo ano.

“Essa creche é uma grande conquista para Guarapari. Agora 284 crianças que estavam fora da escola e agora estarão dentro de um ambiente educacional, com uma estrutura completa, de qualidade e com profissionais capacitados para atendê-los”, afirmou a secretária de Educação.

O Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI “Therezinha Silva Costa”, possui 14 salas, lactário, brinquedoteca, refeitório, cozinha, despensa para a merenda, área de serviço, solários, áreas externas com parquinho para recreação, recepção, banheiro adaptado/deficiente, secretaria, depósito para arquivo e material de papelaria, sala da direção, sala dos professores, sala de pedagogos, copa, banheiro para funcionários. O investimento de aproximadamente 3 milhões de reais em obra e equipamentos. Tudo isso realizado com recurso da educação municipal.

Todas as dependências estão devidamente equipadas com mobiliários apropriados para cada idade, adequados para atender o público infantil, potencializando práticas pedagógicas, visando garantir o desenvolvimento pleno da criança e uma educação pública de qualidade.

“Investir em educação é investir no futuro, é atender ao desejo da maioria da população brasileira, que quer uma educação de qualidade. Nós em Guarapari queremos educação e vamos fazer educação. Quero neste momento agradecer a minha equipe, porque ninguém faz nada sozinho, estamos num planejamento muito ousado e estaremos até 2020 vamos entregar mais dez creches”, finalizou o prefeito.

Conheça um pouco da homenageada

Therezinha Silva Costa iniciou sua vida profissional em 1959, atuando como professora. Em 1978 formou-se em pedagogia pela Ufes. Atuou como assessora de gabinete da Secretaria de Educação, foi também diretora da Escola Angélica Paixão, conselheira do Fundeb e chefe administrativa da Semed, onde permaneceu até a aposentadoria.

Falecida em 2017, deixou para a educação de nosso município, uma história de profissional proativa, pautando suas atividades com ética e reponsabilidade.

Por todo este legado, Therezinha silva costa, recebe esta justa homenagem com o nome escolhido para esta escola. E que este exemplo de “mulher”, sirva de inspiração para educadores e alunos da nossa rede de ensino.

“Estou muito feliz de inaugurar uma escolha com o nome de Therezinha Silva Costa, que foi uma educadora exemplar em nosso município”, afirmou Edson.

Lido 688 vezes Última modificação em Quarta, 08 Agosto 2018 17:56