Farmácia Popular

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O que é?

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quanto necessário, e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.

Em cada Farmácia Popular, o usuário recebe atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A estrutura diferenciada das farmácias permite a adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre a Aids e o combate a dengue, além de outras do interesse do Ministério da Saúde.
 
Quais pessoas podem fazer uso da farmárcia

Para adquirir os medicamentos disponibilizados nas farmácias populares, basta o usuário apresentar uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular. Ela é importante para evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes.

Cadastro para aquisição do remédio

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não há necessidade da poulação estar indo à Farmácia Popular apenas para estar efetuando seu cadatro, visto que o cadastro será feito quando o mesmo for efetuar a compra na Fármacia Popular, e já sairão da mesma cadastrados para as próximas compras.

 

GUARAPARI INFORMA | Cadastre-se na nossa newsletter e receba no seu e-mail nosso informativo!
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO! VOCÊ É NOSSO CONVIDADO

SFbBox by website