Transporte - TFD – Tratamento Fora de Domicílio

O Setor de Transporte Sanitário da Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA realiza atendimento ELETIVO, qual seja, aquele que não enseja URGÊNCIA e EMÊRGENCIA, a pacientes em tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam impossibilitados de serem removidos em transporte comum, sejam pacientes acamados e/ou debilitados, que necessitem de realizar procedimentos como hemodiálise, câmera hiperbárica, quimioterapia, radioterapia, antibioticoterapia, fisioterapia, consultas e exames especializados, curativos de grande porte e revisão de cirurgia.

• Quem tem direito ao serviço?

Têm direito ao serviço de remoção usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)que residem em GUARAPARI/ES e têm a necessidade de tratamento de saúde pelo SUS no âmbito da região metropolitana em serviços que não são ofertados no Município, em respeito aos princípios de hierarquização e regionalização do SUS.

• Como fazer para utilizar o serviço?

O agendamento do transporte é realizado através de comprovante de consulta marcada, no próprio setor (Garagem da Sede Administrativa da SEMSA) que, atualmente, funciona de 08 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Tel: 3361-7024

• Urgência e Emergência

Para a remoção em caráter de urgência e emergência sob grau de pequena complexidade, o serviço de remoção é feito diretamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h).

• TFD – Tratamento Fora de Domicilio INTERESTADUAL

É um programa do Governo do Estado, conforme preconizado pela legislação:

• Portaria nº 055/SAS, de 24.02.1999: TFD – Tratamento Fora do Domicílio;
    • Portaria nº 064-R, de 10.6.2010, da SESA/ES, p. DOE de 11.5.2010: TFD – Tratamento Fora do Domicílio.

Mais informações sobre o serviço disponibilizado pela SESA, acesse:

Ou ligue: 3388-1640 / 3388-1639 / 3636-2700

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO! VOCÊ É NOSSO CONVIDADO