Assistência Farmacêutica Municipal

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – Remume de Guarapari contém 152 medicamentos essenciais e 35 psicotrópicos. Esses medicamentos devem ser fornecidos gratuitamente pelo Município e receitados pelos profissionais de saúde habilitados que trabalham nas Unidades de Saúde Municipais.
A Remume que entrou em vigor em janeiro de 2012 foi elaborada pela Comissão Municipal de Farmacoterapêutica – CMTF, composta por profissionais de saúde multidisciplinar (dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e médicos). Visa atender doenças que acometem a população do município e é baseada em dados epidemiológicos e bibliográficos.
Os medicamentos psicotrópicos (controlados) destinados aos pacientes do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial devem ser adquiridos na unidade do CAPS. Os demais pacientes que utilizam estes medicamentos poderão retirá-los, mediante a receita, na farmácia básica da Unidade de referência Arnaldo Magalhães (Muquiçaba).

Vale informar que as receitas emitidas devem estar em letra legível e conter o nome genérico do medicamento, além de conter:

1. nome do paciente;
  2. nome do medicamento;
  3. posologia e forma farmacêutica;
  4. nome do Enfermeiro, Médico ou Odontólogo com o respectivo carimbo contendo o
  5. número de registro no COREN-ES, CRM-ES ou CRO-ES;
  6. data e assinatura.

PORTARIA SEMSA Nº 127/2011 – Dispõe sobre homologação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, contém a listagem completa dos medicamentos.

REMUME – Relação Municipal de Medicamentos Essenciais

Tel: (27) 3362-3159